272016set

Curitiba: a capital da rinite

rinite-otorrinos-curitiba

Otorrinolaringologista da Otorrinos Curitiba participa de matéria no portal da Tribuna sobre rinite, confira a matéria completa: https://goo.gl/mLLhdt

Curitiba é conhecida, informalmente, como a “capital da rinite”. Isso se deve às condições climáticas da cidade.

curitiba-otorrrinos-curitiba

“Aqui, se de manhã saímos de casa com 8ºC, não é difícil enfrentarmos, à tarde, 24ºC, por exemplo. Nossa via aérea ­ nariz e boca, sofre muito com isso. A instabilidade de tempo, às vezes seco, às vezes úmido, acaba prejudicando ainda mais”, explica o otorrinolaringologista da Otorrinos Curitiba e professor de Medicina da Universidade Positivo, Vinícius Ribas Fonseca.

Vinicius Ribas Fonseca

“Além de tudo isso, a nossa carga genética, na região Sul do país, é mais propensa a ter rinites alérgicas. Há predisposição para isso. Enfrentamos, também, agentes ambientais que podem ocasionar esse tipo de rinite, como ácaros, fungos, gramíneas e pólens”, detalha.

Principais sintomas de rinite

• Obstrução nasal
  • Prurido (coceira no nariz e nos olhos)
  • Secreção nasal clara ou transparente
  • Olhos avermelhados
  • Espirros (em crises ou espaçados)
  • Eventualmente ronco ou obstrução nasal intensa no período noturno

E a vacina?

Segundo o profissional, a vacina não pode ser confundida com um tratamento para todos os tipos de rinite ­ ela só serve para a alérgica, que é a mais comum. A inflamação crônica na mucosa do nariz pode ser vasomotora, gravídica, viral, emocional ou inespecífica.

alergologia

Em crises ocasionais ou com sintomas leves, o tratamento medicamentoso pode ser o suficiente.

O tratamento de crise não pode ser a vacina, porque é um procedimento de longo prazo. Os remédios podem agir de maneira satisfatória. Um corticoide com ação local, associado a um antialérgico, pode ajudar bastante”, afirma. É importante, também, identificar e afastar o causador da alergia. Caso contrário, nenhum medicamento pode surtir efeito.

Diretor Técnico: Dr. Ian Selonke – CRM-PR 19141 | Otorrinolaringologia